Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

Conteúdo do Blog

LINHA DE PESCA MULTIFILAMENTO

Se você não conhece ainda as linhas de multifilamento e suas vantagens, ou conhece, mas ainda tem algumas dúvidas, este artigo é para você.

Por ser uma atividade muito intuitiva, a pesca exige uma sensibilidade tátil do pescador, muito grande. Ele deve ser capaz de entender o que está acontecendo debaixo d’agua, sem enxergar o peixe no fundo do mar.

Pescas de longo alcance, feita com varas que ultrapassam os 2 metros de comprimento e com carreteis de linha superando os 200m na carretilha, terá maiores resultados se for feita com equipamentos que auxiliem o processo de dedução tátil.

Mas como isso funciona?

Imagine comigo, um peixe em alto mar, a 100 metros de profundidade. É impossível o pescador visualizar o que está acontecendo. E cuidando de mais de uma vara ao mesmo tempo, ele a deixa apoiada nos suportes, e só as manipulam quando o peixe encosta no anzol e movimenta a ponta da vara.

O problema é que, as linhas de monofilamento sofrem um efeito de elasticidade e isso interfere na transferência de movimentos da linha para a ponta da vara. Isso por que, o efeito elástico “mata” a transferência do movimento, ou atrasa a chegada da informação.

Por conta desses problemas, as linhas de multifilamento foram desenvolvidas.

Uma das primeiras vantagens dela, é sua alta resistência.

No caso da Daisen, Yon Braid X4, sua composição é feita de 4 linhas de polietileno transadas de maneira muito compacta, o que confere uma resistência muito maior, em relação a uma monofilamento da mesma calibragem.

E como sabemos, quanto maior for a espessura da linha, menor será a quantidade em metros que a carretilha conseguirá armazenar. Portanto, em condições de pesca de longa distância, de peixes muito grandes, a multifilamento é a mais indicada.

A segunda vantagem é em relação ao que comentamos acima, a respeito da resposta tátil.

Por conta do seu processo de fabricação compacta, as linhas multifilamentos tem os efeitos de elasticidade próximas a 0. Isso ajuda muito a melhorar a precisão da resposta tátil, tanto de identificação de movimento na ponta da vara, quanto na transferência de força do pescador ao anzol na hora da fisgada.

Esse modelo de linha também confere uma relação muito boa com as partes do blank, por gerar menos atrito e proporcionar lançamentos muito mais fluidos e precisos. A interferência na angulação de movimento da linha é quase zero, fazendo um movimento muito mais linear.

E por último, não podemos deixar de falar de um dos problemas que afetam muito na hora do lançamento da isca, a característica espiralada que as cordas monofilamento adquirem.

As linhas multifilamento não possuem memória, o que as mantem sempre retas, sem pegar o formato da carretilha, mesmo depois de muito tempo parada.

Então, pra você que ainda não conhecia todas as vantagens de uma multifilamento, espero que tenhamos conseguido sanar todas as suas dúvidas.

Fonte: https://www.reidapesca.com.br/

Gostou? Compartilhe

Veja Mais