Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

Conteúdo do Blog

UM PERIGO QUE FAZ BARULHO E INCOMODA BASTANTE

Entenda nesse post quem são os mosquitos, quais os riscos que eles trazem a saúde e como evita-los.

Quando vamos sair pra pescar não podemos esquecer de fazer aquele check-list na tralha para saber se pegamos tudo o que precisa para fazer uma pescaria. Entre os itens que não podem faltar estão:

  • As varas de pescar (Imagina o tamanho do problema se sua mulher vê você saindo para pescar sem levar a vara, haja explicação!).
  • Iscas, anzóis, garateias etc.
  • Carretilhas, molinete.
  • Linha, líder etc.
  • Capa de chuva, mascaras de proteção, óculos, protetor solar.
  • E o que é item essencial, ainda mais se formos pescar em ambiente selvagem: o repelente.

Os mosquitos são naturais em ambientes mais remotos, ainda mais em épocas de calor intenso. Isso porque o calor ajuda na eclosão dos ovos das larvas, o que faz a população dos mosquitos aumentar muito nessa época do ano.

Esses seres podem causar uma serie de dor de cabeça para quem não toma as devidas precauções contra seus ataques. Com a população desses insetos ganhando maior volume durante as épocas mais quentes, a incidência do transmissor de doenças como Zika, Dengue, Febre Amarela e Chikungunya aumenta muito.

Essas doenças, se adquiridas e não tratadas com urgência podem levar o individuo a morte, e um momento que era para ser de paz e tranquilidade acaba se tornando um verdadeiro pesadelo.

Entre os principais sintomas desse tipo de doença, estão:

  • Dor de cabeça intensa, dor atrás dos olhos
  • Febre com início súbito acima dos 38ºC
  • Dores musculares, nos ossos e articulações
  • Náuseas, vomito, fraqueza, perca do apetite
  • Além de outras mais específicas de cada uma delas

Todos os anos essas enfermidades são responsáveis por dezenas de mortes, por isso não podemos negligenciar o uso de produtos que nos auxiliem contra seus transmissores.

Na natureza eles tem papel muito importante na cadeia alimentar, por isso seu extermínio poderia causar um desequilíbrio ambiental – embora eles sejam muito irritantes, eles fazem parte do ciclo natural do planeta. Algumas espécies podem viver mais de 30 dias em ambientes propícios.

Para você ter uma ideia, algumas larvas desses mosquitos servem de alimento para animais aquáticos como os peixes.

            Uma curiosidade

Somente as fêmeas dão picadas nos seres com sangue, isso porque o sangue ajuda no processo de catalise para a fecundação dos ovos. Ambos os sexos usam da água e açúcar das plantas como fonte de energia.

Como funcionam os repelentes

Os repelentes têm algumas substâncias que liberam aromas e fazem com que as antenas dos mosquitos, responsáveis por guia-los até nós, seja confundida. Existem diversos tipos de repelentes, com diferentes composições.

Vale lembrar que é sempre importante consultar seu médico dermatologista antes de fazer o uso desse tipo de produto, principalmente se você tiver alguma tendência alérgica.

Não descartando a importância do médico, hoje tem disponível no mercado alguns produtos a base de componentes que servem para qualquer tipo de pessoa, como os repelentes a base de Icaridina.

Fonte: https://www.reidapesca.com.br/

Gostou? Compartilhe

Veja Mais